Blog
Projeto luminotécnico e Iluminação Natural
O que é o Projeto Luminotécnico?
O projeto luminotécnico é a aplicação adequada da iluminação artificial na arquitetura. Projeto Luminotécnico e Iluminação Natural entenda sua importância
O projeto luminotécnico de forma conjunta com estratégias de luz natural, e através de simulações computacionais, possibilita estudos que vão nortear as formas de combiná-las de uma maneira bela e eficiente.
Assim, o projeto luminotécnico e Iluminação Natural é sempre valorizado, ao mesmo tempo em que o conforto dos usuários e a eficiência energética dos edifícios são contemplados.
A luz do sol sofre mudanças conforme as estações do ano, muda de posição, altera o tempo de iluminação e temperatura.
As variações da luz durante o dia e suas diferentes temperaturas são uma importante ferramenta de observação para o profissional que irá desenvolver o projeto luminotécnico.
A forma como o sol se comporta ao nascer até o momento em que se põe têm influências sobre o ritmo diário do organismo (ciclo circadiano).
A análise de como a luz natural se comporta em determinado espaço e o uso de programas específicos e simulações computacionais, permite criar estratégias para que a luz artificial complemente e promova conforto visual quando houver menor quantidade ou ausência de luz vinda da radiação solar.
Quando vai chegando o horário do pôr-do-sol – fatores como a emissão de uma “luz mais quente”, estimula a produção de melatonina, hormônio responsável, entre outras coisas, pela regulação do sono, “mostrando” ao organismo que o período de descanso se aproxima.
Já a luz branca ou azulada suprime a produção desse hormônio, sendo consequentemente mais estimulante.
Esta temperatura de cor típica ao sol do meio-dia, um horário de alta atividade, faz com que o organismo fique mais “elétrico”, com a energia necessária para produzir e desenvolver as atividades do dia-a-dia.
Diante dessas característica, podemos dizer que luzes mais frias são ideais para espaços que exigem maior produtividade e energia, assim como hospitais ou escritórios. Já a luz mais quente, pode ser uma boa escolha para os locais de descanso da casa, como quartos e salas de estar.