Blog
Harmonia e satisfação, saiba uma boa iluminação pode te ajudar
Você já deve ter se incomodado com a iluminação de algum ambiente no qual precisava estudar, trabalhar entre outras situações não é mesmo? O que as pessoas não sabem é que a iluminação do ambiente pode provocar diferentes sensações no nosso dia a dia, harmonia e satisfação de ambientes, saiba uma boa iluminação pode te ajudar.
Observa-se que em muitos locais de trabalho, nem todos percebem o quanto esse sentido é essencial e insubstituível. Podemos então acreditar que grande parte da fadiga relacionada ao trabalho possa estar ligada à sobrecarga que os olhos sofrem.
De acordo com os riscos ambientais (físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes) a iluminação é considerada um risco físico. Harmonia e satisfação, saiba uma boa iluminação pode te ajudar:
A Norma regulamentadora que descreve a respeito das condições ambientais de trabalho (NR-17) diz que deve haver uniformidade, ausência de efeitos indesejáveis de ofuscamento ou contraste e a conformidade com os níveis mínimos de iluminação nos planos de trabalho estipulados pela NBR 5413.
Se percebermos no cotidiano das pessoas, veremos que somos guiados por estímulos visuais, variando no ciclo dia e noite desde o momento que acordamos até o período noturno.
Estes estímulos variam conforme os horários e ambientes que frequentamos em diversos períodos do dia. Semelhante ao nosso ciclo diário a iluminação natural tem temperaturas de cor mais baixa na faixa de 3000K (avermelhado) no início do dia onde temos um período mais calmo.
Todas essas exigências permitem que o trabalhador tenha condições favoráveis para desempenhar suas tarefas, além de evitar fadiga visual e outros problemas de saúde.
Assim, além de proporcionar bem-estar, as adequações de iluminação ajudam também a prevenir acidentes.
Afinal, é mais difícil para o trabalhador executar suas atividades ou utilizar um maquinário com segurança sem uma boa visibilidade. E por isso, a iluminação do ambiente de trabalho pode ser considerada um fator de segurança.
O Ministério do Trabalho fiscaliza os ambientes de trabalho exigindo uma iluminação de acordo com a atividade exercida no local. Por exemplo, uma área pública com arredores escuros deve ter uma iluminação de 50 a 100 lux. Já a iluminação geral para área de trabalho com requisitos visuais normais, como escritórios, deve ser de 500 a 1.000 lux.
Veja algumas dicas:
- Use lâmpadas com cores mais frias, no tom branco azulado, pois as lâmpadas de cores quentes, como branco amareladas, tendem ao relaxamento e sonolência;
- Luminárias suspensas são boas opções, pois deixam o ambiente mais iluminado e menos cansativo;
- Aproveite ao máximo a luminosidade natural através de janelas e vidros;
- Escolha cores claras para o teto e para as paredes, pois isso ajuda na iluminação do ambiente.
Um nível inadequado de iluminação prejudica a saúde e a execução das tarefas dos colaboradores. Para evitar problemas oculares, fadiga, estresse, acidentes de trabalho e até mesmo autuações trabalhistas, é imprescindível que a iluminação esteja adequada e conforme a legislação.