Blog
Como funciona a instalação de um sistema de energia solar?
Você que já pensou em instalar um sistema de energia solar já ficou na dúvida de como é realizado não é mesmo? neste post entenda como funciona a instalação de um sistema de energia solar?
1. Preparando o local de instalação das placas solares com base no layout desenhado para o sistema: a equipe de instalação sobe no telhado da sua casa ou empresa e desenha onde será alocado cada painel solar;
2. Instalando os “suportes” dos painéis solares em telhados de barro: as telhas são removidas nos lugares certos, de acordo com o layout, e os “suportes” são aparafusados nesses pontos, gerando a base da fixação do sistema. Em telhados de metal, a instalação é mais simples, e o suporte é aparafusado através da própria telha metálica, garantindo segurança e proteção contra infiltrações;
3. Instalação dos “trilhos” onde os painéis solares serão fixados: os suportes para placa solar são todos pré-fabricados, normalmente em alumínio. Os trilhos são feitos para encaixar perfeitamente nos suportes e promover um local ideal para prender os painéis solares;
4. Instalar as placas solares sobre os trilhos e conectar os cabos: com os trilhos bem fixos, é hora de instalar os painéis em seu devido lugar e conectar os cabos;
5. Conectar os painéis solares no inversor solar e instalar o inversor na rede elétrica de sua casa ou empresa: esta é a parte final da instalação, na qual trabalha somente o eletricista. Após a instalação e a conexão à rede, o sistema de energia solar já está produzindo energia elétrica, e você começa a economizar na conta de luz imediatamente.
Equipamentos necessários para fazer a instalação de placa solar
Um kit de energia solar é uma composição de painéis solares, string box, cabos, conectores, inversor e estruturas de fixação, que juntos vão gerar energia solar para alimentar a sua empresa, residência, sistema de bombeamento e qualquer outra coisa que utilize energia elétrica.
A manutenção do sistema de energia solar é mínima e de baixo custo, mas deve ser feita. A manutenção consiste basicamente em limpar as placas solares a cada ano ou quando o sistema apresentar uma queda na produção de energia.
Essa limpeza é simples e feita da mesma forma como você limpa uma janela, ou seja, basta passar um pano ou esguichar um pouco de água, assim a placa estará limpa de qualquer sujeira.
A outra parte da manutenção é relacionada ao inversor solar. Dependendo do tipo de inversor que você usar, será necessário substituir uma ou outra parte dele depois de 5-10 anos.
No geral, o impacto da manutenção no custo da energia é mínimo e não representa mais do que 1% por ano do custo total do sistema.
Conheça nossos serviços
Projetos personalizados de iluminação