O que eu devo considerar na hora da escolha das lâmpadas?
Você já deve ter ficado na dúvida sobre qual lâmpada comprar ou em qual ambiente usar, não é mesmo? O que eu devo considerar na hora da escolha das lâmpadas?
Antes de mais nada é preciso escolher o tipo de lâmpada que você vai levar para casa.
A incandescente (que não é mais vendida) e a fluorescente são as mais conhecidas, mas nós temos também a halógena e a de LED. Dá uma olhada nas principais características de cada uma:
Incandescente: Por ter uma eficiência muito baixa sua venda foi proibida no país em 2016.
Afinal, essas lâmpadas duram apenas 1.000 horas – valor bem pequeno se levarmos em conta as outras opções
Halógena: Muitas vezes confundida com a incandescente pelo seu formato característico, ela não é tão eficiente quanto a fluorescente, mas não chega a ser um verdadeiro desperdício de energia como ocorre com a incandescente.
Fluorescente: Com uma eficiência 80% maior que a da lâmpada incandescente, essa opção é uma escolha certa para quem quer economizar.
LED: Por fim temos as lâmpadas de LED. E não, elas não são de uso exclusivo de festas ou grandes eventos, como pode ter parecido quando sua venda se popularizou no Brasil.
Geralmente o custo é o que mais pesa para o consumidor, mas não se engane: uma lâmpada eficiente, por mais que tenha um custo inicial elevado, pode economizar muito ao longo do tempo.
Os dois parâmetros usados para facilitar esse entendimento são custo anual da lâmpada e custo anual da energia. Além disso, uma lâmpada pode ter boa eficiência e não iluminar muito, e por isso é importante ficar atento tanto no valor de watts quanto no de lúmens.
Conheça nossos serviços
Projetos personalizados de iluminação